Caracters loucos e sinônimos do teclado


Todo mundo se pergunta para que serve o caracter misterioso que milhões e trilhõess de pessoas usam no msn, graças aos animes japoneses, muita gente ultiliza o emoticon ( ¬¬) com o grande caracter descontecido. O que seria ¬ ?
Mas agora seus problemas acabaram esse grande caracter ¬ significa um hífen opcional na digitação do aplicativo Word. Um hífen que é usado para controle onde uma palavra ou frase será quebrada se ela estiver no final de uma linha.
Um aspecto tão simples para um misterio tão grande, com uma funcionalidade inútil. Mas vamos agradecer por termos esse caracter para fazer o famosinho emoticon raivoso ¬¬.
Agora vamos ver mais historia de uns caracters e teclas:


=>Vocês sabem o significado do caracter @? Dizem que nós usamos esse símbolo todos os dias. Os americanos e ingleses chamam de "at sign", os italianos de caracol, os eslavos de macaco e nós o conhecemos como arroba.Mas o que ele significava há 473 anos atrás?
Em maio de 1536, um mercador chamado Francesco Lapi, que estava em Sevilha, na Espanha, escreveu o símbolo pela primeira vez. No entanto, não era seguido de um nome de domínio, como nos nossos e-mails. Naquele tempo, ele estava se referindo ao número de ânforas de vinho que seriam despachadas para Roma. Uma ânfora era uma medida comercial amplamente usada naquele tempo.Em espanhol, a palavra para essa medida é "arroba", que é o nome que o símbolo "@" recebe até hoje em nossa linguagem. Posteriormente, ele foi conservado em teclados de máquinas de escrever e aparece hoje em nosso computador.

TECLADO ALFANUMÉRICO - É a área mais utilizada, e corresponde às teclas de uma máquina de escrever, contendo letras, números, sinais de pontuação, mas com a adição de teclas específicas de comando para o computador.

TECLAS DE FUNÇÃO - Numeradas de F1 a F12, ativam funções especiais conforme o programa em uso. Alguns utilizam o F1, por exemplo, como tecla de ajuda. Vários games usam essa área para configurar, salvar trechos jogados ou mesmo iniciar a partida na parte gravada (load game).

TECLAS DE MOVIMENTAÇÃO - Área onde estão as setas, que movimentam o cursor para a esquerda, direita, para cima e para baixo. Acima delas estão outras teclas que permitem a movimentação em programas, além de outras funções específicas.

TECLADO NÚMERICO - Para utilizar essa área do teclado, é preciso ativá-la, pressionando a tecla "Num Lock". O teclado numérico é semelhante a uma calculadora, além de permitir controlar o cursor por meio de suas teclas direcionais.

FUNÇÕES - A seguir, vamos explicar o funcionamento de algumas teclas e o seus significado em português:
- TECLA WINDOWS - É identificada nos teclados mais novos com o símbolo da Microsoft. Está localizada entre as teclas Ctrl e Alt. Pressionada sozinha, abre o Menu Iniciar; combinada com outras teclas, executa várias funções do Windows que explicaremos a seguir.
- TAB - É a abreviação de "tabelamento". É utilizada em processadores de texto. Serve para criar parágrafos. Em alguns casos, para navegação no Windows que também serão discutidas a seguir.
- SHIFT -Significa "deslocar", "substituir", "trocar", em português. Aciona a parte superior das teclas que possuem duas funções, como por exemplo o símbolo $, que está acima do número 4. É preciso manter o shift pressionado e apertar a tecla desejada. É utilizada também para, combinada a outras teclas, realizar funções especiais de determinados programas.
- ALT - Abreviação de "alternate" ("alternar", em português). Utilizada em conjunto com outras teclas, permite a execução de funções e tarefas especiais de determinados programas. Em alguns teclados, existem teclas com três caracteres: "=", "+" e "§", por exemplo. O primeiro e o segundo funcionam teclando normalmente ou combinado com "shift", respectivamente. Já o terceiro caractere aparece pressionando-se a tecla "Alt Gr" e, mantendo-a apertada, o símbolo "§". O mesmo acontece com "ª" ou "º" em teclados que tenham essa função.
- CTRL - Abreviação de "Control" ("controle", em português). Pode ser utilizada tanto sozinha como em conjunto com outras teclas. Sua utilidade varia de acordo com o software em uso. É muito exigida em jogos.
- ENTER - Em português significa "entrar", "introduzir". Serve para confirmar ações diversas e também para pular linhas em processadores de texto.
- CAPS LOCK -
Caps é a abreviação de "capital letters" (letras maiúsculas, em português). Lock significa "bloquear". Então, quando a tecla é apertada, bloqueia as letras minúsculas, passando a permitir apenas maiúsculas. Pressionada outra vez, tem o sentido contrário.
- BACKSPACE OU GO BACK - Movimenta o cursor (aquele ponto piscante na tela) para trás, apagando caracteres já digitados.
- PRINT SCREEN - "Imprimir a tela", em português. Mas hoje, com o Windows, tem a função de copiar o que está aparecendo no monitor. Por exemplo: você quer copiar o layout de uma página na internet para transformá-la em imagem. Pressione "Print Screen", abra um editor de imagens, como o Photoshop, tecle Ctrl+N (comando para criar um novo plano de fundo) e, a seguir, Ctrl+V, para colar a imagem copiada no plano de fundo. Na seqüência, basta tratar a imagem e salvá-la na extensão que quiser (jpg, gif, tif, psd, entre outras). É assim que são copiadas telas de exemplos utilizadas em sites e impressos.
- SCROLL LOCK - "Rolar a tela", em português. Não possui nenhuma utilidade no Windows. Como a tradução já diz, era utilizada nos tempos antigos para alterar a rolagem de tela.
- PAUSE BREAK - "Pausar", em português. Antigamente, era utilizada para interromper a execução de programas. Hoje, combinada com a tecla "Windows", mostra as propriedades do sistema operacional.
- INSERT - "Inserir", em português. Pressionada uma vez, passa a inserir caracteres sobre outros já digitados, substituindo-os. Se pressionada de novo, a digitação volta ao normal.
- HOME - "Casa", em português, mas em informática tem o sentido de retornar para a origem, ou seja, move o cursor para o início da página.
- END - "Fim", em português. Ao contrário de "Home", vai para o fim da página.
- DELETE - "Apagar", "remover", "deletar", em português. Apaga caracteres selecionados do texto ou arquivos do sistema.
- PAGE UP - "Página para cima", em português. Pressionada, movimenta a tela para cima.
- PAGE DOWN - "Página para baixo", em português. Pressionada, movimenta a tela para baixo.
- NUM LOCK - Abreviação de "numérico". Pressionada, ativa o teclado numérico, que funciona como uma calculadora, mas pode também movimentar páginas.
- ESC - Abreviação de "escape", ou "escapar" em português. É utilizada para sair de determinados programas ou jogos, ou mesmo desfazer alguns comandos e fechar janelas.
Caracters loucos e sinônimos do teclado Caracters loucos e sinônimos do teclado Reviewed by Luana Beatriz on outubro 16, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário